Pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pelo Serviço Social da Indústria (SESI) revela que 78% da população brasileira têm interesse em usar serviços de saúde digital. As tecnologias para realizar atendimentos, acompanhar pacientes e gerenciar dados de saúde são bem avaliadas por quem utiliza (81%), entretanto, ainda são pouco conhecidas pelos brasileiros (26%).
Os resultados foram apresentados na abertura do evento Conecta Saúde, realizado pelo Movimento Empresarial pela Saúde (MES), coordenado pelo SESI, em São Paulo. O levantamento foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa Nexus e ouviu mais de 2 mil pessoas com mais de 16 anos em todos os estados brasileiros, entre os dias 13 e 15 de maio.
Os dados mostram que, em 2025, 20% dos brasileiros usaram algum serviço de saúde digital. O celular é o principal dispositivo de acesso (96%) e canais como telefone ou WhatsApp (45%), aplicativos de planos de saúde (32%) e o Conecte SUS (31%) lideram.
Entre os principais obstáculos para o uso de serviços digitais estão a falta de confiança no atendimento online (35%), dificuldades de acesso à internet (23%) e o desconhecimento sobre como agendar ou usar os serviços digitais (21%).