Campina Grande

Iniciativa da Vereadora Carol Gomes, audiência pública discutiu pandemia de Covid-19 e imunização, em Campina Grande

Com propositura da vereadora Carol Gomes (Pros), a Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na manhã desta quinta-feira (15), audiência pública virtual com a temática “Assuntos relacionados a pandemia de Covid-19, bem como ações de imunização da população campinense”.
Participaram da audiência o Secretário de Saúde, Filipe Reul, o Diretor de Vigilância em Saúde, Miguel Dantas, e a Coordenadora de Imunização do município, Miralva Cruz.

“Enquanto presidente da Comissão de Saúde e Bem Estar Social da Câmara Municipal, na companhia das vereadoras Fabiana Gomes e Dona Fátima que compõem a comissão, enxergamos a necessidade da população no tocante aos esclarecimentos relacionados à pandemia de Covid-19, em Campina Grande, mais especificamente no que se refere à imunização. Estamos cientes que em pleno regime democrático é de suma importância que se discuta os impactos trazidos pela pandemia e, consequentemente, as ações que estão sendo realizadas para sanar tais danos”, afirmou Carol Gomes.

O secretário Filipe Reul iniciou a sua fala destacando o auxílio que a Comissão de Saúde da Câmara vem dando à secretaria de saúde desde o início da legislatura vigente. Em seguida, destacou algumas ações realizadas pela atual gestão durante a pandemia.

A apresentação pioneira do plano de imunização municipal ao Governo Federal, a estruturação do Hospital Pedro I, que se tornou referência no atendimento a pacientes acometidos de Covid-19, a realização de campanhas educativas, distribuição de meio milhão máscaras de proteção em parceria com outras secretarias nas ruas centrais de Campina Grande e a criação do comitê de imunização foram alguns dos pontos destacados pelo secretário.

“Nunca tivemos risco de colapsar em Campina, isso não é por acaso, é fruto de muito trabalho da nossa equipe”, avaliou.

Na sequência, o Diretor de Vigilância em Saúde, Miguel Dantas, destacou que a estratégia exitosa desenvolvida em Campina Grande vem sendo reproduzida por centenas de municípios pelo país e pontuou que a antecipação de ações foi primordial para que a cidade apresentasse números satisfatórios em relação a outros municípios do estado.

A Coordenadora de Imunização do município, Miralva Cruz, detalhou como é feito o processo de imunização, esclareceu algumas dúvidas recorrentes da população e chamou a atenção para o minucioso trabalho feito por toda a sua equipe.

Miralva salientou ainda a continuidade do trabalho iniciado na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues, que vem sendo feito de maneira eficaz pelo prefeito Bruno Cunha Lima, o que faz de Campina Grande referência no enfrentamento ao coronavírus.

“Assim, ressalto o papel do legislativo de fiscalizar e acompanhar as políticas públicas, dando um retorno para os campinenses com o intuito de, juntos, superarmos de forma eficaz a situação vivenciada atualmente”, concluiu a coordenadora.

Em suas considerações finais e aproveitando o espaço público, a vereadora Carol Gomes agradeceu a presença dos representantes da secretaria de saúde e, como profissional da área, fez questão de reforçar a importância da conscientização para que todos continuem seguindo de forma rígida os protocolos sanitários.

“Lavar as mãos com água e sabão, higienizá-las com frequência usando álcool em gel, evitar aglomerações e usar máscara de proteção seguem sendo práticas essenciais para evitarmos a disseminação do coronavírus”, orientou.