Campina Grande

Campina Grande aplicou mais de 4 mil doses da vacina no domingo

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande realizou uma grande ação de vacinação contra a covid-19 neste último domingo, 25 de abril. Foi realizada aplicação das primeiras doses, para os profissionais de saúde a partir de 40 anos de idade, e das segundas doses em idosos que deveriam ter recebido a dose de reforço até o dia 20 de abril. As equipes trabalharam das 8h às 20h e aplicaram, no total, 4.147 doses.

A vacinação para os trabalhadores de saúde foi realizada no período da manhã, na Pirâmide do Parque do Povo, quando 965 pessoas receberam a primeira dose da AstraZeneca/Oxford. À tarde, após receber um quantitativo de doses da vacina Coronavac, a Coordenação Municipal de Imunização disponibilizou três locais de vacinação, onde foram aplicadas 3.182 segundas doses.

“A determinação do prefeito Bruno foi de que nós iniciássemos a aplicação das doses de reforço assim que elas chegassem a Campina Grande. E assim foi feito. Com um planejamento rápido e eficaz, conseguimos informar à população e realizar essa grande ação em algumas horas. Agora, mais de 3 mil idosos estão com o esquema vacinal completo”, disse o secretário municipal de Saúde, Filipe Reul.

Programação das segundas doses
A campanha de imunização segue nesta segunda-feira, 26, com a aplicação da D2 (dose 2) para os idosos que deveriam ter recebido a segunda dose da vacina no dia 21 de abril. Isso engloba, principalmente, as pessoas de 68 anos de idade acima, com data prevista da dose de reforço no máximo até o dia 21.

Os pontos de vacinação para este público são as Unidades Básicas de Saúde, os Centros de Saúde e Policlínicas (de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade) e a Pirâmide do Parque do Povo (das 9h às 15h). A Secretaria Municipal de Saúde também vai abrir um ponto de drive-thru no Clube Campestre das 9h às 15h.

Na terça-feira, 27, a vacina será ofertada, nesse mesmo modelo, para as pessoas que deveriam ter recebido a D2 no dia 22 de abril. E na quarta-feira, 28, fechando o cronograma das pessoas com segundas doses em atraso, a ação vai contemplar quem deveria ter recebido a vacina de reforço no dia 23 de abril.

Profissionais de saúde
A campanha de imunização também segue nesta segunda-feira, 26, com a vacinação dos profissionais de saúde a partir dos 30 anos de idade que fizeram o cadastramento no site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br. A ação, para este grupo, acontece na Pirâmide do Parque do Povo das 9h às 15h.

Na terça-feira, 27, a vacinação será voltada para trabalhadores da saúde com 18 anos de idade acima. É necessário verificar no site a aprovação do cadastro. Depois dessa etapa, a Secretaria Municipal de Saúde vai reabrir o cadastramento para contemplar os retardatários que não fizeram a inscrição em tempo hábil.

A Coordenação Municipal de Imunização pede para que os profissionais observem bem o preenchimento dos formulários e façam o envio da documentação comprobatória válida, com a carteira do registro profissional da categoria ou declaração da unidade ou da empresa em que trabalha.

“Muitas pessoas preencheram sem sequer colocar a profissão que exercem e, por isso, foram classificadas como inaptas para receber a vacina. Vamos reabrir o cadastro a partir desta quarta-feira, dia 28, mas é fundamental que nos enviem todas as informações corretas. Inclusive quem foi desabilitado, neste primeiro momento, vai poder refazer enviando os dados e os documentos corretos”, explicou a coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, a cobertura vacinal contempla médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, psicólogos, biomédicos, educadores físicos, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, doulas, cuidadores de idosos, estudantes de saúde em estágio regular e trabalhadores de apoio atuando diretamente em serviços como hospitais, clínicas, estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ambulatórios, laboratórios, farmácias e drogarias, entre outros locais.