Política

Fórum de Governadores pede a Joe Biden 10 milhões de doses de vacina contra a Covid

O Fórum de Governadores do Brasil pediu “ajuda humanitária” ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e solicitou 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 por meio de ofício divulgado nessa terça-feira (25).

O documento foi assinado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador da temática Estratégia para a vacina contra a Covid-19 do Fórum de Governadores do Brasil. Leia a íntegra do ofício ao fim da reportagem.

DISTRIBUIÇÃO – O pedido aconteceu depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que distribuirá internacionalmente 80 milhões de doses de imunizantes até o fim do mês de junho, para outros países. O governo americano informou que comprou doses de vacinas contra a Covid suficientes para vacinar três vezes a população americana.

Na avaliação do governador piauiense, o pedido é um apelo diante do momento atual e de uma possível terceira onda com números expressivos de óbitos a partir de novas e mais letais variantes do Coronavírus.

O país já registrou mais de 450 mil mortes devido ao vírus. No estado do Piauí, já são mais de 6 mil óbitos e os casos registrados nos cinco primeiros meses de 2021 já ultrapassaram os óbitos registrados de março a dezembro de 2020.

EM ALTO RISCO – “Essa trágica situação faz com que o Brasil figure, junto com a Índia, na classificação de alto risco, caracterizando-o como potencial deflagrador de uma grave crise social e econômica sem precedentes, com consequências negativas para além das suas fronteiras. Ademais, é necessário considerar que, lamentavelmente, 80% da população brasileira ainda não foi vacinada, o que potencializa sobremaneira os riscos de disseminação da doença”, disse o governador no ofício.

O México recebeu dos Estados Unidos, na última quinta-feira (20), quase 1,2 milhão de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. Os outros países que também serão beneficiados com o envio ainda não estão definidos.

A Casa Branca informou na terça-feira (25) que mais da metade de todos os adultos dos Estados Unidos estão completamente vacinados contra a Covid-19. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os casos da doença no país estão em queda.

CARTA-ABERTA A BIDEN – Mais de 400 acadêmicos, entre brasileiros radicados nos Estados Unidos e americanos estudiosos do Brasil, lançaram na última segunda-feira (25), uma carta aberta ao presidente Joe Biden na qual pedem que o mandatário contemple o Brasil com doação de vacinas contra a Covid-19.

Na carta, acadêmicos pedem também que o presidente americano considere a posição dos EUA pela quebra de patentes das vacinas contra Covid-19 e incentive farmacêuticas americanas, como a Pfizer e a Moderna, a transferir sua tecnologia para parceiros produtores no Brasil.

A projeção se baseia na falta de política nacional de de distanciamento social e uso de máscaras e no quadro de escassez de vacinas no Brasil: atualmente, menos de 20% da população brasileira tomou ao menos uma dose de imunizante contra Covid e a fabricação das duas vacinas mais usadas no país – CoronaVac e Astrazeneca-Oxford – teve que ser interrompida na semana passada por falta de insumos.