Cidades

Boa Vista registra nascimento do primeiro animal do programa de melhoramento genético

 

INFORME PUBLICITÁRIO

Boa notícia para os criadores e produtores rurais de Boa Vista, cariri paraibano. Nasceu nesta quinta-feira, dia 27, o primeiro animal proveniente do projeto de melhoramento genético desenvolvido no município. 

Na propriedade do boavistense Melquizedec Sampaio Vitorino, no sítio Urubu, foi registrado o nascimento do primeiro bezerro da raça Holandês com melhoramento de touro norte americano, oriundo de inseminação artificial. Há mais de 200 animais com prenhez confirmada em Boa Vista, resultado das ações desenvolvidas.

Com menos de dez meses de atividades, o Programa de Inseminação Artificial e Melhoramento Genético idealizado pela Prefeitura de Boa Vista visa atender as necessidades dos produtores rurais em melhorar seus índices de produção e a qualidade do leite produzido no município. Boa Vista já foi uma das maiores bacias leiteiras da Paraíba e se destaca pela produção do queijo de coalho.

O programa é totalmente custeado com recursos do munícipio e através de uma equipe multidisciplinar realiza o acompanhamento desde o momento anterior a inseminação até posteriormente ao nascimento do animal. O rebanho bovino em Boa Vista é composto em grande parte pelas raças Holandesa, Girolando e Nelore.

O prefeito André Gomes comemorou o registro e confirmou que “o programa será ampliado e continuará desenvolvendo ações como produção de silagem, melhoria das estradas vicinais, vacinação animal entre outros programas essenciais ao homem do campo”.