Legislativo

Em sessão remota a CMCG realiza Tribuna Livre e vereadores querem prioridade de vacinação

 

 

Na manhã desta quinta-feira (17), o presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Marinaldo Cardoso (Republicanos) presidiu mais uma sessão remota, com a presença de 17 vereadores, que aprovaram nove requerimentos e debateram na Tribuna Livre o Plano Conjunto para o Retorno das Atividades das Práticas Esportivas de Beach Tênis na cidade.

Após a leitura do expediente, o presidente informou o aniversário do servidor Bosco, e o chamou para assistir a sessão e receber os cumprimentos dos vereadores.

O pequeno expediente foi aberto pelo vereador Olímpio Oliveira (PSL), que parabenizou Bosco, desejando paz, saúde e muitos anos de vida. Falou também a respeito da manutenção que a Energisa vai realizar na Feira da Prata, no próximo domingo pela manhã, e informou que estava se dirigindo a Energisa para tentar sensibilizar o órgão com uma solicitação para repensar a manutenção ou mudar o horário, e com isso evitar prejuízo para os comerciantes do local.

Jô Oliveira (PC do B) fez o registro do evento que participou na Assembleia Legislativa da Paraíba, junto com a deputada Estadual, Estela Bezerra e o deputado Estadual Marcos Henrique, para discutir Projeto de Lei intitulado ‘’Paulo Gustavo’’, que tem como objetivo destinar recursos para o segmento cultural, e que em breve trará essa discussão para a Câmara Municipal de Campina Grande.

Hilmar Falcão (DC) trouxe para o conhecimento da CASA a solicitação da classe de frentistas destinada aos governos Municipal e Estadual para que tenham prioridade na vacinação contra a covid-19.  A título de informação, Jô Oliveira destacou que tem um requerimento de sua propositura que já foi aprovado com essa solicitação.

Rubens Nascimento (DEM) fez dois destaques e solicitou a votação no dia de hoje da Indicação de nº 128 e do Requerimento de nº 2373. O primeiro indica que todas as deliberações a respeito do que é discutido no âmbito do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que possam estar devidamente publicadas no Semanário Oficial, com base nos princípios da administração pública de publicidade dos atos, para que possa ser feito os devidos acompanhamentos, inclusive enquanto comissão da criança, juventude, mulher e da pessoa idosa da Câmara Municipal de Campina Grande.

E o segundo, o Requerimento nº 2373, que requer do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA-CG), o envio de cópias de todas as atas de reuniões realizadas no ano em curso, inclusive das que não foram publicadas no semanário.

Citou também o requerimento que já foi aprovado, destinado ao Conselho da Criança, que solicita a informação de todas as entidades governamentais e não governamentais, com regularidade no referido Conselho, indicando nome, endereço e o nome da coordenação, para que seja possível subsidiar auxiliar o município com projetos que de fato contemplem as necessidades da política municipal juvenil.

Finalizou falando sobre sua participação no dia de ontem no ato de solenidade de formalização do ‘’Programa Famílias Fortes’’, do Governo Federal, um documento firmado pelo prefeito Bruno Cunha Lima com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos que garante recursos ao Município para o fortalecimento dos vínculos e o bem-estar de membros de grupos familiares carentes ou em situação de risco.

Janduy Ferreira (PSD) solicitou a inclusão dos médicos veterinários e dos profissionais das funerárias, na prioridade da vacinação contra a covid-19. Além disso, fez um apelo à Secretaria da Educação do Estado para que faça limpeza nas escolas públicas da cidade de Campina Grande. Valéria Aragão se colocou como porta-voz para a resolução da demanda do vereador.

Fabiana Gomes (PSD) informou que estará protocolando hoje na Câmara Municipal, um projeto que proíbe a utilização de verbas públicas em eventos e serviços que promovam a sexualização de crianças e adolescentes no âmbito de Campina Grande.