Brasil

Bolsonaro interrompe as férias em Santa Catarina para se internar em hospital de São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro, que passava férias em Santa Catarina, desembarcou em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira, e seguiu direto para o Hospital Nova Star, na Vila Nova Conceição, Zona Sul da capital paulista. Bolsonaro deu entrada no hospital devido a um “desconforto adbominal”, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, mas “passa bem”.

O Hospital Vila Nova Star, por nota, informa que o presidente deu entrada na unidade na madrugada desta segunda devido a um quadro de “suboclusão intestinal”. Ainda segundo o hospital, Bolsonaro está estável, em tratamento e será reavaliado ao longo da manhã pela equipe do Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo. No momento, não há previsão de alta.

MÉDICO NO EXTERIOR – Macedo foi o médico que operou o presidente após a facada que levou na campanha eleitoral de 2018. Segundo o colunista Lauro Jardim, as informações preliminares são de que Bolsonaro teve uma intoxicação alimentar complicada pelo histórico de cirurgias pós-facada. O médico está no exterior e deve desembarcar ainda hoje em São Paulo.

Em julho do ano passado, Bolsonaro foi internado no Nova Star devido a uma obstrução intestinal. Uma cirurgia foi cogitada na época, mas acabou sendo descartada.

Desde que levou a facada durante ato de campanha em 2018, Bolsonaro passou por seis cirurgias, embora nem todas relacionadas ao atentado.

CRÍTICAS POR FÉRIAS – O presidente estava em São Francisco do Sul, no estado catarinense, desde o dia 27 de dezembro. Junto com a primeira-dama Michelle e uma comitiva presidencial, ele embarcou num helicóptero da Força Aérea Brasileira por volta da meia-noite desta segunda-feira, seguiu para Joinville e de lá para São Paulo.

Bolsonaro vem sendo criticado por não ter interrompido as férias para acompanhar de perto a situação das chuvas na Bahia, onde mais de 471 mil pessoas foram afetadas e 136 cidades declararam estado de emergência.

A passagem do presidente por Santa Catarina também foi marcada por passeios de motocicleta, jet-ski e diversas cenas de aglomerações. Bolsonaro chegou a ter contato, inclusive, com o deputado federal Coronel Armando (PSL), que testou positivo para Covid-19.