Senado

Daniella Ribeiro está entre os ‘cabeças’ do Congresso Nacional 2022

        A senadora Daniella Ribeiro (PSD/PB) está na lista dos ‘cabeças’ do Congresso Nacional, conforme mostra levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Essa é a quarta vez que Daniella aparece na pesquisa, mesmo estando em seu primeiro mandato como senadora.
        O levantamento considera os ‘cabeças’ do Congresso Nacional aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades como: capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, etc.

Em resumo: é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo. Na pesquisa, Daniella aparece como negociadora, que é aquele parlamentar investido de autoridade para firmar e honrar compromissos, e que sentam à mesa de negociação de negociação com respaldo para tomar decisões.
Em 2022, o Diap, a escolha dos parlamentares mais influentes foi impactada por vários episódios, como a pandemia, que manteve o isolamento social. A pesquisa inclui os parlamentares que estavam em exercício do mandato entre o terceiro trimestre de 2021 até junho de 2022.