Legislativo

Câmara aprova projeto de Olimpio que homenageia o livreiro José Cavalcanti Pedrosa

A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou nesta terça-feira, 13, um projeto de autoria do vereador Olimpio Oliveira para dar o nome do livreiro José Cavalcanti Pedrosa à biblioteca que integrará o novo complexo cultural e educacional Capitólio da Educação, instalado no antigo Cine Capitólio, atualmente em requalificação.

Ao comentar o projeto, Olimpio destacou o papel histórico do homenageado na formação cultural de Campina Grande e afirmou que Pedrosa foi “um dos maiores incentivadores da leitura na cidade”.

O vereador explicou que, “apesar de ter estudado apenas até o quarto ano primário, José Pedrosa se tornou o maior incentivador da cultura literária paraibana e um dos elos que possibilitou Campina Grande a se tornar o polo universitário que é hoje”.

Olimpio ressaltou que a tradicional Livraria Pedrosa funcionou como ponto de encontro de escritores, intelectuais e estudantes por seis décadas, com um papel direto na consolidação do ambiente acadêmico da cidade, chegando a colaborar na formação do acervo exigido para a criação da Escola Politécnica.

Para Olimpio, dar o nome de José Cavalcanti Pedrosa à nova biblioteca representa uma homenagem necessária e coerente com a história do antigo Edifício do Livro, que marcou gerações. “Com essa aprovação, estamos fazendo um ato histórico de justiça”, frisou o parlamentar.