Legislativo

Vereador de CG propõe programa que auxilia familiares e portadores de Alzheimer

O vereador Renan Maracajá apresentou Projeto de Lei, que se aprovado, cria o Programa de Orientação, Apoio e Atendimento aos Familiares dos Portadores de Alzheimer. Com a intenção de buscar alternativas viáveis que facilitem a vida e amenizem as dificuldades de quem possui um ente querido na família acometido da doença já que a dedicação passa a ser praticamente exclusiva e os cuidados extremos.

A criação do programa proposto no PL garantirá atendimento médico e clínico, acompanhamento geriátrico, psiquiátrico e neurológico especializado e periódico junto às Unidades Básicas de Saúde e na rede hospitalar que presta atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também facilitará a obtenção de medicamentos considerados excepcionais e indispensáveis gratuitamente aos portadores, através da rede municipal de saúde, bem como o fornecimento de outros medicamentos receitados aos cuidadores dos mesmos. Promoverá programas de orientação, treinamento, apoio assistencial e de conscientização aos familiares e cuidadores referentes aos males causados pela doença, cuidados especiais no manuseio, capacidade de adaptação e segurança dos portadores.

Para os familiares e cuidadores dos portadores de Alzheimer, o programa irá implementar medidas e promover política de auxílio para identificar as necessidades individuais de cada portador e propor um processo assistencial na realização de exames médicos periódicos e específicos e tratamento fisioterápico, de terapia ocupacional, de fonoaudiología, de terapia ocupacional, psicológico, de estimulação física e comportamental, nutricional, dietético e outros que venham beneficiar o paciente e principalmente aqueles que cuidam dos mesmos, para atenuar as dificuldades de ambos.

Para o vereador Renan Maracajá o projeto é de interesse de toda a sociedade, já que o Alzheimer é uma enfermidade que ainda não tem cura, e se agrava ao longo do tempo, exigindo cuidados especiais. “Essa propositura vem justamente com objetivo de proporcionar orientação e cuidados especiais aos doentes na preservação da sua segurança e minimizar no que for possível, os efeitos desta enfermidade”, disse o vereador.

Com Assessoria