Legislativo

Projeto do vereador Márcio Melo solicita da STTP “Onda Verde” nas principais ruas e avenidas

O vereador Márcio Melo Rodrigues (PSDC) apresentou Projeto de Lei 322/2017 e a Câmara Municipal aprovou garantido ao Poder Público Municipal implantar a “Onda Verde” nas principais ruas e avenidas de Campina Grande. O Poder Público destinará recursos para a sua instalação, e regulamentará a lei.

Propõe a implantação da “Onda Verde” como forma de permitir que o trânsito flua com maior tranquilidade, sem que o motorista tenha que parar a todo o momento com um sinal de trânsito fechando. Márcio ressalta que é preciso ter uma visão de futuro e se adequar aos novos tempos, garantindo as condições ideais para que as pessoas se desloquem com maior tranquilidade pelas principais ruas e avenidas da cidade.

O QUE É
Onda Verde é a denominação dada ao fenômeno sincronizado de semáforos de modo que o resultado dessa sincronia controle a fluxo em uma via.

É o resultado da tecnologia aliada a uma boa engenharia de tráfego para garantir o sincronismo dos semáforos. O motorista sai de um cruzamento em uma avenida, e na medida em que se aproxima do cruzamento seguinte, o semáforo abre. O fenômeno se repete nos demais cruzamentos, permitindo que os veículos façam grande parte do trecho com “onda verde” sem ter que parar, considerando-se uma velocidade razoável.

Já existe no Brasil tecnologia para garantir o sincronismo dos semáforos com precisão de milésimos de segundos e que dispensa as obras de cabeamento. Trata-se do sincronismo por GPS (via satélite). De forma bem simplificada, os dados necessários para o ajuste dos relógios dos semáforos são obtidos de um satélite, garantindo a sincronia desejada.

O objetivo é permitir ao motorista transitar por uma via sem precisar parar em nenhum dos semáforos. A “onda verde”, formada pelos sinais de trânsito sincronizados, torna isso possível e agiliza o tráfego nas cidades.
Propôs que a Câmara Municipal comunique a decisão da Casa às autoridades, incluindo o Conselho da Segurança Pública de Campina Grande (CONSEG), e ao prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues e à STTP.

 Com Assessoria