Meio Político

O menino do posto

Tem algo mais puro que um sorriso de agradecimento. Eu vivi um desses momentos na viagem de Campina Grande a Natal. Sempre quando faço essa viagem com a família um ponto de parada obrigatória é em um posto de combustíveis na entrada para a praia de baia formosa.

É um momento para esticar as pernas e também para comprar algo para o lanche da turma. E nesta quinta-feira (28) a para obrigatória teve algo a mais de especial. Quando entrava na lanchonete, percebi um menino de uns 10 anos de idade, negro e de um semblante que denunciava a fome que estava sentindo.

Quando me viu estendeu a mão e me interrogou: “o senhor pode me dar uma coxinha?”, confesso que não dei muita atenção, apenas olhei-o rapidamente. Mas seu semblante me tocou profundamente. Pedi a minha esposa que pegasse uma coxinha e entregasse a ele.

Depois que compramos o nosso lanche, quando já saiamos da lanchonete, olhei rapidamente para o menino ele estava saboreando lentamente, o que pra ele, talvez fosse à primeira refeição do dia. Já passava das onze horas daquela manhã que começou com chuva em Campina Grande, mas próximo do litoral do Rio Grande do Norte já brilhava um sol maravilhoso.

Como tínhamos comprado refrigerante, voltei e entreguei um copo ao menino que no momento acabava de saborear aquela coxinha que para mim era apenas um salgado, mas para ele representava uma refeição maravilhosa. Quando o entreguei o copo de refrigerante, recebi além de um obrigado inesquecível, um olhar de agradecimento que já mais esquecerei.

Seguimos viagem e eu ia pensando que aquele agradecimento era tão grande diante do tão pequeno gesto que fiz que, me sentia não ser merecedor. Passou-me pela mente momentos que já vivi que julgava merecer um gesto de gratidão maior do que tive. E pude perceber, diante do gesto dom menino do posto, que eu estava enganado.

Aquele menino me deu uma lição, do quão somos egoístas em alguns momentos. Passamos por quem precisa de tão pouco e nem damos a mínima atenção. As curtas férias 10m dias me trouxe uma lição inesquecível, e aquele olhar de agradecimento ficará marcado em minha mente.