Senado

Antes Que Aconteça” firma parceria com a Unimed Brasil e amplia rede de proteção a mulheres

Cuidar da vida também é prevenir a violência. Foi com esse propósito que o programa Antes Que Aconteça participou, nesta sexta-feira (10), da Convenção Nacional Unimed, realizada em João Pessoa. O encontro marcou a assinatura da parceria entre o programa e a Unimed Brasil, voltada à integração entre saúde e proteção de mulheres em situação de violência.

Entre as ações previstas com o acordo, destaca-se a implantação dos Espaços Antes Que Aconteça nos hospitais da Unimed em todo o país, com início pela Paraíba. Esses espaços serão dedicados ao acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência, fortalecendo a integração entre o sistema de saúde e a rede de proteção social.

Integração entre saúde e proteção

Durante o encontro com o público do evento, a senadora Daniella Ribeiro (PP), idealizadora do programa, reforçou o papel dos profissionais de saúde como agentes fundamentais na identificação e no enfrentamento à violência.

“Nosso trabalho é oferecer capacitação para que esses profissionais saibam como agir, como acolher e encaminhar cada caso. É assim que fortalecemos a rede e damos às mulheres a chance de romper o ciclo da violência. E nesse âmbito, a Unimed Brasil é uma aliada fundamental”, afirmou a senadora.

A coordenadora estadual do programa, Camila Mariz, lembrou que enfrentar a violência é um compromisso que ultrapassa instituições e profissões, é uma função social de todos. “Proteger uma mulher em situação de violência começa com o olhar atento e empático de cada um de nós. É sobre respeitar, escutar e não se calar diante do que fere a dignidade humana”, defendeu.

O presidente da Unimed Brasil, Omar Abujamra Júnior, destacou o alinhamento da instituição com ações voltadas à proteção da vida. “A Unimed tem em sua essência o cuidado com as pessoas. Estar ao lado do Antes Que Aconteça é somar esforços para garantir dignidade e segurança às mulheres”, disse.

Na mesma linha, o presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, ressaltou que o compromisso da cooperativa local vai além do atendimento clínico. “Cuidar da saúde também é olhar para o contexto social das pessoas. Quando acolhemos uma mulher em situação de violência, estamos cumprindo nosso papel de promover vida em todas as dimensões”, afirmou.

O encontro foi encerrado com a assinatura do termo de parceria, seguida por um momento de fotos e pela entrega simbólica de lembranças, marcando o início de uma nova etapa de cooperação entre o Antes Que Aconteça e a Unimed Brasil no fortalecimento da rede de proteção a mulheres na Paraíba e em todo o país.