Legislativo

Câmara de Campina Grande aprova Voto de Repúdio ao governador Ricardo Coutinho por não entregar medicamento a pessoa com câncer

A Câmara Municipal de Campina Grande, em sessão ordinária desta quarta-feira, dia 4 de abril, aprovou, por unanimidade, o requerimento de número 644/2018, que propôs “Voto de Repúdio ao governador Ricardo Coutinho pela omissão na distribuição de medicamentos na Paraíba, com muitos pacientes falecendo e outros em estado crítico”.

A iniciativa de autoria do vereador Márcio Melo Rodrigues (PSDC) foi acatada pelos demais vereadores campinenses. Segundo Márcio Rodrigues, “a proposta é, em consequência, da falta de responsabilidade das autoridades estaduais, e simplesmente pacientes estão falecendo, como exemplo a senhora Janaína Barreto de Oliveira, 25 anos, com dois filhos menores, inclusive com ordem judicial para a entrega dos medicamentos, mas infelizmente não logrou êxito.

Era a sua única saída. Inclusive, o remédio é fabricado no Brasil, mas o Governo da Paraíba não adotou as medidas necessárias para a entrega do remédio. Ela precisava tomar duas ampolas a cada vinte dias e numa situação bizarra a moça veio a falecer por conta da omissão do Governo. Ela tinha uma chance de cura muito boa, mas a negligência falou mais alto”.

A Justiça determinou em fevereiro ao CEDMEX (Centro de Distribuição de Medicamentos do Estado) a entrega do medicamento no prazo de cinco dias à comerciária, ela faleceu e o remédio não foi entregue. Ela implorou por ajuda sem que tivesse sucesso, era a única saída. A comerciária morreu e não conseguiu o remédio para o tratamento de câncer. Era a única alternativa para a vida dela. Faleceu uma mãe depois de a Justiça determinar as providências devidas. Ela lutou tanto para viver, mas a omissão do Governo falou mais alto. Deixou dois filhos e a família.

 

Ascom CMCG