O Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – CNTRC, através de nota, convocou toda a categoria de caminhoneiros para uma paralisação por prazo indeterminado a partir do próximo dia 25 de julho, dia do caminhoneiro (São Cristovão). Cristovão significa “aquele que carrega Cristo”.
Dentre as justificativas apresentadas, o Conselho lembra que os reajustes nos preços dos combustíveis promovidos pela Petrobrás, sem explicações adequadas, ferem inclusive determinações do Código de Defesa do Consumidor – CDC.
DIZ O CONSELHO – “A composição abusiva na formação do preço do combustível nacional inclui variações baseadas em moeda estrangeira e critérios não econômicos e em desacordo com a realidade econômica nacional, em distanciamento da finalidade da própria causa de existir da empresa pública, que, ao invés de garantir os recursos energéticos aos nacionais pelo menor preço possível, está sendo aplicada política de preço ao maior preço possível, com lesividade”, afirma a entidade.
A nota do Conselho fala das tentativas de discussão do assunto com a direção da empresa, todas frustradas. E reclama que a proposta de política de preços encaminhada, que recebeu a promessa de análise por parte da companhia, até hoje não teve resposta.
“Simplesmente aumentam os preços e nos apresentam a conta”, diz um dos líderes dos caminhoneiros.