A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou o projeto de resolução número 010/2019, de autoria do vereador Márcio Melo Rodrigues (DC), que concede a Medalha de Honra ao Mérito Municipal à Daniella Velloso Borges Ribeiro, primeira senadora eleita pela Paraíba, coroando as homenagens no mês dedicado às mulheres.
Márcio ressalta a concessão da Medalha de Honra Municipal à senadora da República como um ato de reconhecimento e de justiça à trajetória vitoriosa na vida pública da parlamentar.
Daniella é filha do ex-deputado federal pela Paraíba e vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, e da empresária e ex-prefeita do município paraibano de Pilar, Virgínia Velloso Borges. É irmã do deputado federal Aguinaldo Ribeiro. Formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora universitária fez pós-graduação em Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UNB). É mãe de Lucas, Marcella e Gabriel e casada.
Iniciou sua carreira política candidatando-se à vice-prefeita de Campina Grande na chapa de Rômulo Gouveia, em 2004. Em 2008 candidatou-se à vereadora de Campina Grande, sendo eleita com 6.838 votos, quando realizou um excelente mandato com cadeira na Câmara Municipal campinense. Nas eleições de 2010 concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, sendo eleita deputada estadual com 29.863 votos. Em 2012 chegou a disputar o cargo de prefeita de Campina Grande.
No pleito de 2014, foi reeleita deputada estadual com 46.938 votos, obtendo a segunda maior votação do Estado, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Fez parte da bancada de oposição ao Governo do Estado.
Em março de 2017, após assumir a presidência da Comissão dos Direitos de Defesa da Mulher, Daniella criou o Fórum “Todas por Uma”, através do qual reúne representantes de entidades diversas para discutir temas de interesse da mulher paraibana. O primeiro tema de destaque foi a violência doméstica.
Seu projeto educacional, o “Mais Ação”, em parceria com a Fundação Milton Campos, alcançou, em 2018, praticamente três mil estudantes das redes privada e pública da Paraíba. Daniella ocupava uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) como deputada estadual. Segundo ela, foi um mandato “ousado” e de “coragem”.
No pleito de 2018, conseguiu um feito inédito e histórico para a Paraíba, desbancando as pesquisas eleitorais onde mostrava a mesma na quarta colocação, conseguiu ser eleita a primeira mulher senadora pelo Estado da Paraíba com 831.701 votos, o equivalente a 24,25% dos votos válidos. Com isso, obteve a segunda maior votação do Estado, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A senadora Daniella Ribeiro enalteceu o fato de ser a primeira mulher a chegar ao Senado pela Paraíba. “Tenho a alegria de ter a cabeça erguida de apresentar quem é Daniella e quem é nossa trajetória. Chegou a hora de uma mulher, mas uma mulher que tem uma trajetória limpa, que vai chegar a Brasília de cabeça erguida. Momento histórico”. Acentuou.
Assessoria