Legislativo

Em 2010, Olimpio apresentou primeiro pedido de instalação do VLT em Campina Grande

Campina Grande acompanha, nas últimas semanas, uma série de medidas adotadas pelo Governo Federal em parceria com a prefeitura, sob a intermediação do senador Veneziano Vital do Rêgo, para início das obras de recuperação da linha férrea para a implantação no município do veículo leve sobre trilhos – o VLT.

A chegada do novo meio de locomoção de passageiros atenderá a um pleito que teve como primeiro autor o vereador Olimpio Oliveira, conforme atesta requerimento apresentado pelo parlamentar ainda no ano de 2010. “Um mandato com trabalho efetivo não é construído apenas com vitórias imediatas”, ressalta o vereador.

Há época, ao apresentar o requerimento, Olimpio explicou que “que Campina Grande é privilegiada por ser cortada por uma linha férrea que atravessa diversos bairros — a partir do Araxá, passando pela FAP, UEPB, UFCG, Pedregal, Santa Rosa, Centenário, Quarenta, Estação Velha, Tambor, Itararé, Catolé, Distrito Industrial e Galante”.

Diante da constatação, o vereador destacou, há 15 anos: “Essa malha poderia perfeitamente ser utilizada para o transporte de passageiros de forma segura, eficiente e ecologicamente correta, mas atualmente serve apenas para transporte de cargas, gerando riscos com manobras ferroviárias frequentemente perigosas”.

Para o vereador, a proximidade da efetivação do requerimento representa a consolidação de uma luta e a validação de uma visão importante sobre melhorias de grande impacto para a cidade e a população. “Fazer política pública de qualidade é pensar no todo, enxergar o futuro, buscar construir avanços significativos e, claro, ser persistente”, frisou.