Campina Grande acompanha, nas últimas semanas, uma série de medidas adotadas pelo Governo Federal em parceria com a prefeitura, sob a intermediação do senador Veneziano Vital do Rêgo, para início das obras de recuperação da linha férrea para a implantação no município do veículo leve sobre trilhos – o VLT.
A chegada do novo meio de locomoção de passageiros atenderá a um pleito que teve como primeiro autor o vereador Olimpio Oliveira, conforme atesta requerimento apresentado pelo parlamentar ainda no ano de 2010. “Um mandato com trabalho efetivo não é construído apenas com vitórias imediatas”, ressalta o vereador.
Há época, ao apresentar o requerimento, Olimpio explicou que “que Campina Grande é privilegiada por ser cortada por uma linha férrea que atravessa diversos bairros — a partir do Araxá, passando pela FAP, UEPB, UFCG, Pedregal, Santa Rosa, Centenário, Quarenta, Estação Velha, Tambor, Itararé, Catolé, Distrito Industrial e Galante”.
Diante da constatação, o vereador destacou, há 15 anos: “Essa malha poderia perfeitamente ser utilizada para o transporte de passageiros de forma segura, eficiente e ecologicamente correta, mas atualmente serve apenas para transporte de cargas, gerando riscos com manobras ferroviárias frequentemente perigosas”.
Para o vereador, a proximidade da efetivação do requerimento representa a consolidação de uma luta e a validação de uma visão importante sobre melhorias de grande impacto para a cidade e a população. “Fazer política pública de qualidade é pensar no todo, enxergar o futuro, buscar construir avanços significativos e, claro, ser persistente”, frisou.