Legislativo

Fé e celebração: Valéria Aragão quer criar calendário de festejos católicos em Campina Grande

Sintonizada com as demandas da comunidade católica da Rainha da Borborema, a vereadora Valéria Aragão (Republicanos) protocolou o Projeto de Lei (PL) 1337//2025 na Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) que institui o Calendário Oficial dos Festejos das Padroeiras dos Bairros e Comunidades da cidade.

Conforme Valéria, a ideia é fortalecer os eventos que acontecem nos bairros com a contribuição da gestão municipal, apoiando assim o turismo religioso e estimulando o desenvolvimento social e econômico.

“O PL tem por objetivo criar esse calendário, bem como determinar sua divulgação e promoção pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com foco no turismo religioso e eventos, como instrumento permanente de valorização da fé, da cultura popular e do desenvolvimento econômico local”, pontuou a vereadora.

Valéria explicou também que além de seu caráter espiritual, os eventos possuem expressivo impacto econômico, impulsionando o comércio, os serviços, a cadeia produtiva do turismo, a hotelaria, a gastronomia e o artesanato local.

“A criação de um calendário oficial possibilita organização prévia, planejamento estratégico, ampliação da divulgação e fortalecimento do turismo religioso, consolidando Campina Grande como destino de fé, cultura e eventos, sem impor obrigações financeiras desproporcionais ao Poder Executivo”, enfatizou.

A proposta também respeita a liberdade religiosa e a laicidade do Estado, uma vez que não promove qualquer forma de privilégio institucional, mas reconhece o valor histórico, cultural, turístico e econômico de manifestações tradicionais que já integram o cotidiano social do município há décadas.

O PL será discutido e votado pelo plenário da Casa de Félix Araújo e, em seguida, será enviado para sanção do prefeito.