Opinião

“Isso aqui anda tão sujo, bem mais sujo que um grande curral”…

A situação de milhões de brasileiros nos faz lembrar uma canção do poeta mineiro Zé Geraldo que, a época, fazia uma crítica a situação do Brasil em outra época, nos levando a crer que os problemas na administração do nosso país parecem sem soluções. Coincidência ou não, a época dessa canção, o Brasil era governado por militares, queiramos ou não, mesmo sendo com a anuência da população, o país mais uma vez está sendo administrado pelos militares.

Foi a única alternativa que a população encontrou como saída para a grave crise que estamos enfrentando. Com a promessa de moralizar a prática politica, acabar a violência que amedronta o cidadão de bem e implantar um novo tempo no país, elegemos dois militares, que convidaram outros fardados para a equipe de governo.

Como é próprio do ser humano renovar as esperanças, oxalá – como dizia o saudoso Luiz Alberto – principalmente para os mais de dez milhões de desempregados, que não tenhamos outra decepção, inspirando os poetas a escrever canções como “Ovelha Perdida” de Zé Geraldo.

OVELHA PERDIDA – ZÉ GERALDO

Esse orvalho que me toca o rosto tem
o gosto do sal
O sal grosso do resto do coxo
lá do seu curral
Esse orvalho que me molha morno
só me faz lembrar
O choro lento que a curva do tempo
já deixou pra trás
Esse tempo me deixou tão rude
hoje não choro mais.

Isso aqui anda tão sujo,
Bem mais sujo que um grande curral,
Com tanta boca tá faltando coxo
Tá faltando sal,
Esse tempo não calou meu canto
mas secou meu pranto
já não choro mais,
Ando pela vida,
ovelha perdida
entre os cafezais.

Esse tempo me deixou tão rude
Já não choro mais
Ando pela vida,
ovelha perdida…