Eleições

O dilema do PP: candidatura de Daniela para o senado e a difícil missão de convencer filiados

Já é histórico no PP da Paraíba, em ano de eleições, só tomar decisões no fim do prazo previsto pela legislação eleitoral. Em 2018 não deverá ser diferente: primeiro pelo perfil partidário, o segundo argumento progressista foi a forma como foi lançada a pré-candidatura das oposições com Lucélio Cartaxo encabeçando a chapa, sem combinar com partidos importantes da oposição, a exemplo de PP e PSC.

De imediato os progressistas anunciaram que o jogo estava zerado e que o PP teria o interesse de está presente na chapa majoritária, colocando a disposição o nome da deputada Daniela Ribeiro. Segundo fontes palacianas, o nome foi muito bem visto pelo governador Ricardo Coutinho, maior articulador da candidatura do socialista João Azevedo.

Depois de ouvir o convite do pré-candidato emedebista José Maranhão, e esmiunçar pesquisas qualitativas e quantitativas, para entender o que pensa os eleitores paraibanos, na possibilidade de uma composição com o candidato governista, a executiva do PP vive um dilema: convencer filiados a votar em adversários históricos.

O presidente do partido no estado, Enivaldo Ribeiro cita dois exemplos práticos: Se o PP decidir participar da chapa do senador Maranhão, o prefeito de Araruna, Vital Costa afirma que os eleitores não aceitam votar em um adversário que combateram por tantos anos. O outro caso é do prefeito de Cajazeiras Zé Aldemir, que não aceita, em hipótese alguma, votar no candidato do governador Ricardo Coutinho.

Em todo caso, uma decisão já foi tomada, Daniela Ribeiro vai disputar umas das vagas no Senado Federal, e pela conjuntura política, tudo leva a crê, que será na chapa socialista, em uma dobradinha com o deputado Veneziano Vital do Rego.

O governador tenta a todo custo eleger o seu sucessor, e por tabela, derrotar o senador Cássio Cunha Lima, e pra isso tenta atraindo Veneziano e Daniela, tirar o máximo de votos do candidato tucano na Rainha da Borborema.

Segundo, Enivaldo Ribeiro, a decisão progressista sairá até a próxima semana. Aí saberemos com qual cor combina mais o azul do PP: se com o laranja dos girassóis ou com o vermelho do MDB de Zé.