Legislativo

Olimpio Oliveira propõe a criação em Campina Grande da Biblioteca Digital Municipal

Tramita na Câmara Municipal de Campina Grande um projeto de lei do vereador Olimpio Oliveira que cria a Biblioteca Digital Municipal, vinculada à Biblioteca Pública Félix Araújo. A iniciativa prevê acesso gratuito a livros, ebooks, audiobooks, documentos, periódicos e outros conteúdos digitais, além de permitir a adesão de escolas públicas que não possuem biblioteca física.

A propositura foi inspirada no projeto “Legislateen”, do Colégio CIC Damas, desenvolvido pelo professor de filosofia e sociologia Ribamar Ferreira de Lima Junior. Alunos da escola participaram recentemente de uma Tribuna Livre na Câmara, por requerimento de Olimpio, para discutir o acesso aos espaços de leitura e um dos pontos expostos foi a ideia da biblioteca digital.

O texto determina que o Poder Executivo digitalize obras históricas, culturais e literárias do município, garantindo a preservação do acervo e a ampliação do acesso público a materiais raros. Também prevê parcerias com universidades, editoras, instituições culturais e organizações da sociedade civil, permitindo a manutenção da plataforma sem aumento de custos para o município.

O vereador ressalta que a proposta está alinhada às competências constitucionais dos municípios relacionadas à educação, cultura e inclusão social. Para ele, a digitalização representa um avanço necessário diante das novas formas de acesso ao conhecimento. Como citou na justificativa, “a leitura digital não é o futuro, ela é o presente”.

PRESERVAÇÃO

Além de viabilizar o acesso da população às obras digitalizadas, o parlamentar ainda ressalta que essa medida também atua como um meio de resgate e preservação de livros e outras publicações locais que, em vários casos, possuem poucos e até raros exemplares disponíveis. “Com a digitalização, eternizamos estas obras para que sigam vivas e acessíveis”, concluiu.