Política

Petrolina desiste de homenagear Bolsonaro com título de cidadão

A Câmara Municipal de Petrolina, em Pernambuco, retirou da pauta de votação um projeto que concederia o título de cidadão ao presidente Jair Bolsonaro. A proposta do vereador Elias Jardim (PHS) tinha o objetivo de homenagear o presidente “pelos grandes esforços feitos para retirar o Brasil de uma grande crise”. A pauta, que seria votada nesta quinta-feira 23, claramente não agradou.

Manifestantes protestaram em frente à Câmara, segurando cartazes com os dizeres: “Petrolinense Não”. A pressão levou ao adiamento da votação. O caso acontece um dia antes de Bolsonaro embarcar para o Nordeste.

Nesta sexta-feira 24, o presidente inicia uma ofensiva na região em que tem a menor popularidade. Dados do Ibope mostram que 40% dos nordestinos consideram o governo “ruim” ou “péssimo”. A agenda de Bolsonaro terá início em Recife para reunião com governadores dos estados nordestinos, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Depois vai a Petrolina (PE), onde entrega imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida e assina ordem de serviços para construção de dois viadutos e duplicação da BR-428.

Na Câmara, o vereador petista Gilmar Santos se manifestou contra o projeto em pauta: “Um título de cidadão petrolinense deve ser concedido a quem presta alguma assistência à cidade e tem alguma projeção na área educacional, cultural, política, esportiva, científica e social. Quando a gente pensa em Bolsonaro, educacionalmente é um ignorante. Culturalmente é preconceituoso e intolerante. Politicamente é incompetente. Socialmente é violento. Esportivamente é perigoso. Como Petrolina vai conceder título de cidadão a um sujeito comprometido em destruir o País? A um sujeito que já declarou ódio aos nordestinos?”