Legislativo

Projeto do vereador João Dantas criará a Medalha de Mérito Literário em Campina Grande

O vereador João Dantas (PSD), membro da Academia de Letras de Campina Grande, apresentou o Projeto de Resolução 067/2019 instituído na Câmara Municipal de Campina Grande, a Medalha do Mérito Literário Poeta e Escritor Ronaldo Cunha Lima, com a finalidade de homenagear escritores e jornalistas que tenham se destacado em nosso Município, ou tenham conquistado comprovada notoriedade.

Segundo o projeto, sugestão dos homenageados deverão ser submetidas a deliberação do Plenário através de Projeto de Resolução Legislativa. “A entrega da Medalha do Mérito Literário Poeta e Escritor Ronaldo Cunha Lima dar-se-á em sessão solene a ser realizada na Câmara Municipal de Campina Grande”. Explicou João Dantas.

João Dantas explicou ainda que uma das intenções do projeto apresentado é reconhecer e incentivar os escritores campinenses. “Campina Grande é celeiro de grandes autores que levam o nome da cidade Rainha da Borborema para todo Brasil com suas obras. Campina Grande é terra de Jornalistas, romancistas, poetas, historiadores, cientistas, e desta cidade já saíram grandes obras da literatura brasileira”. Argumenta.

A Medalha tem o nome do poeta e escritor Ronaldo Cunha Lima que paralela à vida política, consolidou uma carreira literária. O Poeta, como se orgulhava de ser conhecido, escreveu vários livros e passou a ocupar a cadeira de número 14 da Academia Paraibana de Letras (APL) em 11 de março de 1994.

Outra paixão do ex-governador era a poesia do também paraibano Augusto dos Anjos. Ronaldo foi um dos maiores divulgadores da poesia do escritor, tanto que em 1988 participou e venceu o programa Sem Limite, da Rede Manchete, que fazia perguntas sobre a vida e obra de Augusto dos Anjos.

“Tive durante boa parte da minha vida, uma convivência de irmandade com o poeta, com quem aprendi muito sobre poesia popular e sobre os grandes escritores paraibanos. Juntos bebiamos da fonte de Augusto dos Anjos, Ariano Suassuna, entre outros imortalizados da literatura brasileira”.

Assessoria de Imprensa