Legislativo

Quinta Turma do STJ nega outro recurso que pedia a libertação de Lula

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça indeferiu outro recurso dos advogados de Lula para suspender os efeitos da condenação do ex-presidente, no processo do triplex de Guarujá. Igual solicitação havia sido negada em 11 de junho pelo ministro Felix Fischer, relator da Lava Jato no tribunal. O ex-presidente está preso desde abril na sede da Polícia Federal em Curitiba, depois de condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4a Região à pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ex-presidente tem

A decisão da Quinta Turma do STJ é do dia 2 de agosto e negou, por unanimidade, recurso da defesa do ex-presidente contra decisão individual do ministro Félix Fischer, relator da Lava Jato na Corte, do dia 11 de junho.

Votaram pela não concessão do recurso, além do relator, os ministros Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas, Jorge Muss e Joel Ilan Paciornik.

MESMO PEDIDO – A expectativa dos advogados do ex-presidente, que fez o mesmo pedido ao STJ e ao Supremo Tribunal Federal, é de que Lula possa aguardar, em liberdade, o julgamento de recursos interpostos nas instâncias superiores.

Eles argumentam que há irregularidades no processo e, por isso, protocolaram no STJ e no STF pedidos de suspensão do cumprimento da pena pelo ex-presidente.

TI