Campina Grande

Secretária é encaminhada para presídio feminino de CG

A secretária de Educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa, apresentou diploma de cursos superior durante audiência de custódia e foi encaminhada, no fim da tarde desta quinta-feira (25), para a Penitenciária Feminina do Município.

O juiz enviou um ofício à vara militar da capital, no sentido de verificar se tem alguma sala especial no 6° batalhão, tendo em vista que ela tem curso superior. Diante da resposta, ela poderá ser ser transferida, no contrário,permanecerá no presidio até outra determinação da Justiça Federal.A decisão foi do juiz das Execuções Penais de Campina Grande, Vladimir José Nobre. 

A secretária se entregou à Polícia Federal na manhã desta quinta (25), após retornar da viagem que fazia a São Paulo. As investigações apontam que Iolanda seria membro de um esquema de fraude em licitações e contratações em Campina Grande.

A Operação Famintos visa desarticular um esquema criminoso de fraudes em licitações e contratações na cidade de Campina Grande entre 2013 a 2019, com pagamentos vinculados a verbas do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Além da merenda escolar, as contratações incluíam o fornecimento de material de higiene e de limpeza para outras áreas de governo (Saúde, Assistência Social, etc.).

Com o aprofundamento dos trabalhos pelos órgãos parceiros, constatou-se que desde 2013 ocorreram contratos sucessivos, que atingiram um montante pago de R$ 25 milhões.