Campina Grande

SINTAB anuncia calendário de mobilização de data base dos servidores da saúde

Em Assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, dia 15, os servidores da Saúde aprovaram a construção de um calendário de mobilização permanente em defesa do reajuste da Data-Base. A categoria esteve reunida na AABB, onde foi discutida também o Plano de Cargos da Saúde, o Previne Brasil e os descontos salariais indevidos.

De acordo com o encaminhamento aprovado, serão 2 atos públicos nos dias 15 de março e 13 de abril, além de Assembleia setorial no dia 27 de abril. O objetivo é manter a pressão sob a Prefeitura de Campina Grande, que tem até o início de maio para conceder o reajuste da Data-Base. O presidente do Sintab Franklyn Ikaz esclareceu que é importante desde agora os servidores se mobilizarem pela Data-Base e explicou que não se trata somente de reajuste salarial. “Os trabalhadores apresentam em Assembleia suas demandas, nós pautamos essas demandas e documentamos para que a prefeitura avalie, sente à mesa e negocie cada pauta”, explicou.

Napoleão Maracajá, vice-presidente do Sintab estimou um impacto de defasagem salarial nos servidores na ordem de 30% sem o reajuste da Data-Base, há mais de 5 anos sem ser atualizado. “Os servidores estão vivendo um processo de achatamento salarial”, denunciou Napoleão. “Ou nós se juntamos para essa luta ou o prefeito não vai apresentar sequer uma proposta de reajuste”, concluiu.

Os servidores aproveitaram a oportunidade para criticar o comportamento da prefeitura em relação ao Plano de Cargos e os descontos indevidos na folha salarial. “O PCCR não avança por conta da gestão e o único prejudicado tem sido os servidores, com seus direitos sendo empurrados com a barriga”, disse um servidor. “Estão descontando nossos salários não é porque estamos faltando, e sim por que não admitem o erro. É somente incompetência desse governo”, criticou uma servidora.